sábado, 26 de dezembro de 2009
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
PJ e IPJ se encontram
A reunião, convocada pela coordenadora do instituto, Giselda, tinha como pauta a relação que o instituto e a pastoral mantêm desde a vinda do IPJ para Canoas.
Foi ressaltada a participação de alguns jovens do Vicariato nos cursos do instituto e a disposição para o diálogo entre as instituições a partir deste momento.
Na ocasião o jovem Rodrigo, representante da Área Pastoral Esteio, comunicou que estaria se retirando da Equipe Executiva da PJ por motivos pessoais. Devido o seu engajamento com movimentos sociais, políticos partidários e mais recentemente com o chamado da Pastoral da Criança, ele passará a se dedicar a esta última devido a pedido feito para rearticulá-la em suas comunidade Nossa Senora das Graças, em Esteio. A sua decisão foi acolhida pelos presentes, mas ficando com o compromisso de organizar a escolha de um novo representante para sua Área.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Já está no ar o site da Campanha: www.juventudeemmarcha.org.br
Acessem, contribuam com dados e informações de suas comunidades e tirem ideias para saberem como desenvolver a Campanha ai em sua realidade!!
Sigamos juntos em MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA!!
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Prestação de contas
Trilha Cidadã convida para seus 5 anos

IPJ encerra atividades
.jpg)
Novena a Imaculada Conceição

terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Planejamento 2010

Tendo como guia o texto a ser entregue aos padres do Vicariato, Jéferson e Gisele guiaram os trabalhos da manhã num momento de análise de tudo o que foi feito e as partilhas qualitativas de tudo o que estivemos envolvidos.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Pastorais da Juventude do Brasil (PJ, PJE, PJR, PJMP) divulgam temas e lemas das Atividades Permanentes de 2010

Em 2010, as Pastorais da Juventude propõe que as Atividades Permanentes desdobrem o desafiante tema da CF, Economia e Vida; dialoguem com a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de Jovens e também com o jubileu de 25 anos da celebração do Dia Nacional da Juventude.
Abaixo, confira os temas das Atividades Permanentes 2010 e suas datas. Agende e prepare-se com seu grupo para fazê-las acontecer.
Eixo temático: Trabalho
Tema: Trabalho para a vida e não para a morte
Lema: Juventude: suando e sonhando, em marcha contra a violência
Referencial teológico: “Venham trabalhar na minha vinha, dilatar meu Reino entre as nações” (Mateus, 20)
A Semana da Cidadania propõe o tema do trabalho, tão presente no mundo juvenil. A partir do tema da CF, a SdC inspira os grupos a refletirem o trabalho como modo de construção de sua identidade e produção de sentidos para a vida. Ao mesmo tempo problematizar a mercantilização da pessoa e de sua força criadora no sistema econômico vigente, provocando-nos a pensar em novas formas solidárias de trabalho.
Semana do Estudante
Eixo temático: Cultura
Tema: Cultura: nossa terra, nossa história e nossos sonhos
Lema: Juventude, muitas caras, muitas cores em marcha contra a violência
Referencial Teológico: “Na comunidade, partilhavam tudo entre si” (Atos dos Apóstolos, 2)
A Semana do Estudante traz um tema também muito próximo da realidade juvenil. Aprofundar o tema da cultura vai possibilitar aos grupos juvenis refletir o espaço comunitário, a beleza e o respeito à diversidade, o valor das culturas locais e do diferente. Enfim, a resistência e a memória, nossa terra, nossa história, nossos sonhos. A SdE continua dialogando com a CF e com a Campanha contra o Extermínio de jovens, por uma cultura da vida.
Dia Nacional da Juventude
Eixo temático: Jubileu 25 anos
Tema: DNJ 25 anos: Celebrando a memória e transformando a história
Lema: Juventude: muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência
Referencial Teológico: “Abra a mão em favor do seu irmão, do seu pobre, na terra onde você está” (Deuteronômio 15)
O Dia Nacional da Juventude 2010 será tempo de dar graças pelos 25 anos, fazendo memória do tempo passado e projetando passos e sonhos para o futuro! Jubileu é tempo de revisar as dívidas, de dar a liberdade! O DNJ nos convida a refletir quais dívidas sociais o Brasil tem com a juventude? Vamos saná-las para um tempo de liberdade e vida?Jubileu também é tempo de organizar a “casa”. O que está acontecendo com a nossa “casa” (sociedade)? Que “casa” nós queremos para os próximos 25 anos? Muitas proposições que vamos poder aprofundar no DNJ.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Lançada a Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens


quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Campanha contra o Extermínio de Jovens
“Agradeço o empenho de tantas vozes dispersas até agora! Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!” (Pe. Gisley Azevedo).
Queridos/as companheiros/as de caminhada,
As Pastorais da Juventude do Brasil, (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude do Meio Popular), reunidas na 15ª Assembléia Nacional em 2008, Brasília - DF, assumiram como bandeira de luta prioritária a defesa da vida da juventude, atitude que vem culminar na Campanha Nacional Contra o Extermínio de Jovens.
Estima-se que no período de 2006 a 2012 serão totalizadas 33 mil mortes de jovens por assassinato, de acordo com dados de uma pesquisa sobre violência contra adolescentes publicada em 21/07/09 pelo Observatório de Favelas. A ONU (Organização das Nações Unidas) já nos alertou que é na faixa etária de 15 a 24 anos que se sofrem mais agressões físicas, sendo os/as jovens negros/as os/as mais agredidos/as. Segundo o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros de 2008 os homicídios tiveram um aumento de 20% no país, índice maior que o próprio crescimento populacional.
Neste sentido a Campanha Nacional Contra o Extermínio de Jovens só ganhará força se abraçada por todos e todas em suas comunidades locais, em um trabalho em rede que pretende debater e sensibilizar a sociedade e o poder público, sobre a morte que os/as jovens têm sofrido todos os dias, nas diferentes realidades do Brasil. Não podemos nos calar diante deste quadro de morte, ao contrário nossos grupos de jovens, as pessoas que lutam e sonham pelo o Reino de Deus, são convocados/as a denunciar toda essa exclusão.
Nos dias 28 e 29 de novembro de 2009, no Encontro Nacional de Fé e Política, em Ipatinga – MG, haverá o lançamento oficial desta Campanha. Nestes dias, queremos estar irmanados/as em uma grande corrente, rezando pelos frutos deste trabalho. Como um de nossos gestos concretos, pedimos que ao menos um representante por grupo de jovens, os/as companheiros/ as militantes e todos/as que apóiam essa idéia, entrem no site da Pastoral da Juventude Nacional (http://www.pj.org.br) no dia 29 de Novembro, data na qual será lançada oficialmente a Campanha, deixando um recado de incentivo à campanha.
E quais são os outros caminhos? Como podemos assumir a Campanha Nacional? Nesse momento, em que nossos grupos de jovens, paróquias, dioceses e regionais estão fazendo os seus planejamentos queremos chamar a atenção para que a Campanha Nacional contra o Extermínio de Jovens possa, de fato, ser abraçada nos calendários de 2010.
Serão disponibilizados no site da PJ alguns roteiros do Ofício Divino, que farão memória à vida de Padre Gisley, todo dia 15 de cada mês. Ele foi um dos grandes incentivadores desta luta e por isso vamos nos organizar para rezá-lo em nossos grupos pastorais a partir do fim de semana do lançamento da Campanha, em espírito de comunhão.
Está em fase de elaboração o texto – base para estudo, o site nacional da Campanha contra o Extermínio de Jovens, a arte para ser trabalhada em cartazes e folderes e a grande marcha nacional em 2011 que visa ampla participação dos/as jovens das pastorais da juventude e parceiros. São expectativas que nos estados, se realizem marchas locais, debates, seminários, dentro outras atividades que contemplem o tema.
Na certeza que Maria, mãe peregrina, acolhe nossas dores e nos acompanha nesta causa, rogamos a ela as bênçãos para que nossos sonhos de paz verdadeira sejam efetivados.
“Meu pedido é que me conceda a vida, e o meu desejo é a vida do meu povo” (Ester 7,3)
Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude - CNAPJ
Felipe da Silva Freitas
Referência da PJ na Campanha Contra o Extermínio da Juventude
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Área Niterói/Rio Branco projeta 2010
Com o embalo desta passagem, os coordenadores dos grupos de base UPJ (Unidos Pela Juventude), JRC (Juventude Reunida em Cristo) e o Articulador da PJ na Área Niterói/Rio Branco planejaram as atividades a nível de Área para 2010. Com o acompanhamento do Pe. Paulo, do IPJ, os jovens Ana Luiza, Thais, João Carlos e Natália e o assessor João puderam neste sábado, 21/11, revisar a caminhada da PJ na Área e as atividades que se desenvolveram desde agosto de 2008, quando se houve a retomada da articulação da PJ a nível de Área.
O encontro ocorreu na sede do IPJ pela parte da manhã e iniciou com a construção de diversos quebra-cabeças sobre o rosto da juventude dos bairros Rio Branco e Niterói. A pluralidade de jovens e realidades se mostra como um desafio a montagem de uma projeto único a ser efetivado nos dois grupos.
A avaliação dos três Encontros entre Grupos de Base apontou a vontade de que passem a ser realizados não mais nas paróquias, buscando assim, estar mais perto de outros jovens. Foi-se sugerido que os encontros passem a ocorrer em escolas e que os temas tratados nos Encontros digam respeito à dimensão da capacitação técnica da formação integral da pessoa humana.
O projeto Missão Jovem foi ressaltado como grande motivador ds vida dos grupos, com o objetivo de inseri-los mais na realidade local.
Para 2010, os coordenadores dos grupos assumiram o compromisso de constituírem a Equipe de Área junto ao Articulador, Rafael, a fim de melhor preparar e realizar as atividades.
Continuam em 2010 os Encontros entre Grupos, a Missão Jovem (desta vez abraçada pelos dois grupos) e um projeto para nucleação de novos grupos na Área. Aliados sempre com as atividades permanentes da PJ Nacional: Semana da Cidadania (14 a 21 de abril), Semana do/a Estudante (provavelmente de 8 a 14 de agosto em 2010) e o Dia Nacional da Juventude. Além destas atividade, os grupos de base manteram seus retiros anuais independentes, festas jovens, jantar bailes, visitas a projetos sociais, etc.
A reunião de planejamento terminou com a leitura de um texto que ressalta a importância de que os grupos tenham a clareza, certeza e vontade de ver a PJ não como uma estrutura, mas como a representação dos grupos, para poderem ser agentes transformadores da e na PJ.
Curso de DSI forma jovens da PJ

terça-feira, 17 de novembro de 2009
Projetando a Vida.......

sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Pastoral da Juventude do Vicariato de Canoas prepara relatório de prestação de contas

No dia 6 de Novembro, os Coordenadores da PJ do vicariato de Canoas Rodrigo Jankoski e Rafael Barros reuniram-se na sede do Instituto de Pastoral da Juventude do Estado do Rio Grande do Sul(IPJ-RS), para organizar o relatório de prestação de contas da Pj no período de dez/2008 á dez/2009 foi uma tarde produtiva, foi recordado muitos momentos bons vivido pela equipe executiva, o relatório será entregue ao Vigário Episcopal do Vicariato de Canoas Cônego Bonifacio Shimidt no próximo dia 14 deste mês.
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
Dia Nacional da Juventude é comemorado em Esteio

No domingo 25, Esteio sediou um dos maiores eventos de juventude da região metropolitana, O Dia Nacional da Juventude que este ano teve como tema “Juventude em Marcha contra a violência”, foi realizado na paróquia Santo Inácio de Loiola, e teve inicio com uma grande celebração eucarística, após a juventude que lá esteve representada por diversos segmentos como,CLJ,PJ, PJE, JPTB, JPT, IPJ, e Axé Jovem (representando as religiões afros e Coordenadoria Municipal das Diversidades de Canoas), saiu em marcha pelas ruas da cidade em torno de 524 jovens e populares protestaram contra a violência que hoje é uma


As entidades : AACRA, IPJ, Trilha Cidadã, PJ e Amor Exigente tiveram a oportunidade de expor seu trabalho, durante todo o dia circularam pelo local cerca 800 pessoas entre elas algumas autoridades como O presidente da Câmara de Vereadores de Canoas ver. Nelsinho, Cebola, da Coordenadoria da Juventude , na ocasião representando o prefeito de Canoas, Gilmar Rinaldi prefeito de Esteio e seu Coordenador de Juventude Thiago Gonçalves e o Secretario Municipal de Arte e Cultura Rafael Figliero
terça-feira, 20 de outubro de 2009
PJ de Canoas em encontro com o Deputado Marco Maia

Os representantes da Pastoral da Juventude convidaram o parlamentar para participar do Encontro Nacional da Juventude que vai ocorrer no próximo dia 25, em Esteio.
Fonte: Amanda Miguel
Em visita ao escritório, em Canoas, do Deputado Federal Marco Maia (PT/RS), atual Vice - Presidente da Câmara, na tarde de ontem, 19, os jovens, Gisele Agliardi e Rodrigo Jankoski, da pastoral da Juventude do Vicariato de Canoas, falaram do trabalho que têm desenvolvido junto aos jovens da cidade e região e convidaram o parlamentar para participar do Encontro Nacional da Juventude que vai ocorrer no próximo dia 25, em Esteio.
“Queremos convidar o deputado Marco Maia, ele que é um colaborador no desenvolvimento de nossa região e estado, a participar do Encontro Nacional da Juventude. Nosso objetivo é inserir e mobilizar toda a juventude em torno do tema: Juventude em marcha contra a violência e pela vida”, disse Gisele Agliardi, coordenadora da Pastoral de Juventude do Vicariato de Canoas.
“Tenho um carinho especial pela Pastoral da Juventude. Minha história está muito ligada a este movimento. Agradeço o convite e quero trabalhar junto com os jovens, que são responsáveis pelo futuro de nossa nação”, disse Marco Maia.
Desde a década de 80 comemora-se o dia Nacional da Juventude. Durante o encontro várias atividades serão realizadas, entre elas, palestras, oficinas e apresentações culturais. O evento deve encerrar por volta das 17horas.
Dia Nacional da Juventude
Uma atividade com mais de dez anos de existência, organizada anualmente, na maioria das vezes por Coordenações Diocesanas da Pastoral da Juventude.
O Dia Nacional da Juventude, conhecido também como DNJ, é um importante momento para reflexão de temas que são propostos à nivel nacional, convidando toda a juventude da igreja à discutir políticas públicas envolvendo tal tema, e celebrando com atos e festas o seu trabalho. O DNJ possui um tema e um lema, sendo que é desenvolvido pela Coordenação Nacional materiais de apoio que servem para reflexão dos grupos de base num período anterior ao DNJ, como subsídios (livrinhos contendo propostas de encontros baseados no tema) e cartazes.
No Ano Internacional da Juventude (1985), criou-se o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Desde então, o DNJ é celebrado todos os anos, reunindo milhares de jovens em todo o país.
--
Assessoria de Comunicação
MARCO MAIA-PT/RS- 1º Vice- Presidente Câmara dos Deputados
Coordenadora Adriana Rodrigues ( 61 3215 8117 ou 61 9943 0073)
Brasília- Carla Bisol/Neila Medeiros (fones 61 3215 8102) e Nazur Garcia (61 3215 8100)
RS- Amanda Miguel (51 3428 5314)
www.marcomaia.com.br
www.blogdomarcomaia.com
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
DIA NACIONAL DA JUVENTUDE
quinta-feira, 15 de outubro de 2009
Inscrições prorrogadas pro CAJO
Abraços,
Joana Paloschi
Comunicação IPJ/RS
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Perdemos um amigo

P. Hilário Dick S.J.
Ele era salesiano, uruguaio e foi assessor da Seção Juventude do CELAM quando a Pastoral Juvenil Latino-Americana dava seus primeiros passos decisivos. Acompanhou de perto a elaboração de “Pastoral da Juventude: Sim à Civilização do Amor” (1987) e coordenou a reedição de “Civilização do Amor: Tarefa e Esperança” (1997). Começou, em Montevidéu, a efetivação do Instituto Pablo VI, marcou presença no lançamento do Curso de Pós-Graduação em Juventude, em São Leopoldo. Além de tudo, esteve presente, com idéias e paixões, no lançamento da Rede Latino-Americana de Centros e Institutos de Juventude. Tudo isso para não falar do que Ele significou para a caminhada da Pastoral da Juventude do Uruguai.
Há tanta gente que poderia falar e contar histórias do P. Horácio, desde as mais românticas até as mais místicas, desde a fidelidade aos pequenos compromissos até a seriedade com que abraçava sua missão. Ele não sonhava pequeno porque, quem sonha pequeno, não pode trabalhar com juventude. Não lhe interessava a formação de ovelha submissas, mas de cabritos montanheses, o que não lhe deixou de trazer sofrimentos. Mas o certo é que a passagem de Horácio deve e pode servir-nos de inspiração. Afinal, somos também a utopia que outros viveram na nossa história. Também na história da evangelização da juventude."
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Pastoral da Juventude é recebida por Secretario Municipal em Esteio
.jpg)
O jovem Rodrigo apresentou o projeto DNJ 2009 que vai ser realizado na cidade. Filgliero destacou a importância da juventude em todas nossas esferas, e lembrou que em sua mocidade participara do movimento CLJ, no encontro figliero foi convidado a estar participando do evento com uma banca da secretaria de cultura apresentando os trabalhos que lá são desenvolvidos, bem como na biblioteca publica. O secretario ficou muito lisonjeado com o convite e disse que topa participar com a sua secretaria
Rodrigo aproveitou o ensejo e entregou-lhe o cartaz de divulgação do evento
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Pastoral da Juventude participa de audiência pública na Famurs

terça-feira, 22 de setembro de 2009
DNJ 2009
Pois é povo de Deus, este ano o Dia Nacional da Juventude é a nível de Vicariato e pela primeira vez Esteio será a sede dessa festa que a Pastoral da Juventude promove há 24 anos por todo o Brasil!
Continuando a nossa luta contra a Violência e o Extermínio de jovens, somos chamados a marchar em conjunto com toda a Igreja Jovem na luta pela PAZ!!
DATA: 25 de outubro (DOMINGO)
INÍCIO: 8h - concentração em frente à Paróquia Santo Inácio de Loyola (Avenida do Carnaval) para saírmos tod@s junt@s.
LOCAL: Parque Galvany Guedes (Av. Porto Alegre, 505, Jardim Planalto)
MUITAS BANDAS, TEATRO, ARTESANATO, OFICINAS E ANIMAÇÃO ESPERAM POR VOCÊ E SEU GRUPO!!!!
VENHAM EM MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA!
Maiores informações:
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
LIDERANÇAS 2009

7º Retiro do JRC

sexta-feira, 28 de agosto de 2009
MISSÃO JOVEM 2009 - Área Niterói/Rio Branco
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
3º Retiro da Juventude
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES
Jéferson Cristian-cordenador da PJ do Vicariato de Canoas
Jé-o gatinho da PJ...
terça-feira, 18 de agosto de 2009
4º Manancial encerra as atividades

sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Carta aberta dos jovens e das jovens das Pastorais das Juventudes do Brasil presentes no 12º Intereclesial das CEBs.

É com muita luta, disposição e esperança por um Brasil e um mundo mais humano e ecológico que as Juventudes vêm expressar-se nesse grande encontro.
As vozes jovens da PJB expressam e levantam a marcha contra a violência e extermínio de jovens. As experiências missionárias que tivemos aqui no 12º nos mostrou que o quadro penal de Rondônia hoje é composto por uma grande massa de jovens. Ressalta-se, contudo, que esta é uma realidade de todo Brasil.
Por que nossos jovens estão lá? Qual o contexto social que os leva a isso? O governo vem fazendo algo para resolver essa situação? Qual o nosso papel diante dessa triste realidade? Reduzir a maioridade penal solucionaria o problema? Afirmamos que não!
Diante do assassinato do Pe. Gisley Azevedo, assessor, amigo, companheiro e defensor da vida, em especial, da juventude, reafirmamos nossa bandeira de luta assumida na 15ª Assembléia Nacional das Pastorais das Juventudes do Brasil contra a violência e o extermínio dos jovens, pois acreditamos que a paz é fruto da justiça, como assumidos na CF 2009.
O grito que vem da Amazônia ecoa na mente e no coração da juventude, pois esta entende que a degradação do meio-ambiente reflete diretamente na vida dos povos. A manutenção do modelo econômico vigente não leva em conta a coletividade, a solidariedade e a paz e sim o individualismo, o consumismo exacerbado. Por isso deve ser fortemente combatido, uma vez que este modelo gera a devastação, o desmatamento, as monoculturas, o agronegócio, as grandes mineradoras, as barragens e o desequilíbrio do ecossistema, acelerando o aquecimento global.
A partir dessas reflexões, as Pastorais Juvenis seguindo a Palavra de Deus nos trilhos da Igreja Latino-americana desejam mais uma vez estar em comunhão com as Juventudes quilombolas, ribeirinhas, ameríndias como também com todas as CEBs da America Latina e do Caribe. Neste sentido, propomos que, no próximo encontro Intereclesial, reflitamos os clamores das juventudes com o tema “CEBs em defesa da vida da Juventude”!
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
terça-feira, 4 de agosto de 2009
3ª Romaria das Comunidades

A grande presença de jovens era inegável, sendo até mencionada pelo Pe. Bonifácio, Vigárioa Episcopal, na sua homilia já dentro da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Sempre desafiador e com muito carinho para com os e as jovens, ele permitiu que tivéssemos uma fala, que foi feita pelo jovem Rafael Barros, pertencente à Equipe de Coordenação da PJ no Vicariato:
"Como costumamos falar, não somos jovens de Igreja, mas somos a Igreja Jovem e para tal, devemos nos mostrar, colar a cara a tapa. Se não esrtivermos nas Comunidades, não seremos uma Igreja Jovem e se não estivessemos aqui na Romaria, ela não seria uma Romaria Jovem (...) Mesmo em tempos que a juventude é alienada e descomprometida, nós estamos aqui mostrando que ainda há jovens que lutam por uma causa, que ainda acreditam e tentam viver o projeto de vida de Jesus Cristo."
Durante a caminhada fizemos paradas para refletir e até rezar por nossas Comunidades. O término da Romaria foi uma grande celebração que lotou a Comunidade e evidenciou tantas pastorais, serviços e movimentos que existem em nosso Vicariato.
Como agradecimento, a PJ da Área Pastoral Esteio entregou uma lembrança para cada romeiro e romeira alusiva ao trecho bíblico "Ser sal e luz".
Abaixo está a carta da Romaria:
Mais fotos, você pode conferir no Orkut da PJ do Vicariato de Canoas: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=13120219603167555294&mt=7
Coordenadoria Municipal de Juventude
As atividades de promoção da dignidade humana e justiça social são o destaque das ações da Cooredandoria.
Também foi ressaltada a importância da PJ e do IPJ na participação da 3ª Semana Municipal da Juventude de Canoas, com uma MISSÃO JOVEM na Escola Álvaro Moreyra e um JUVENTUDE DEBATE no IPJ. Devido ao adiantamento das férias escolares em decorrência da gripe A, a Semana da Juventude será adiada para 22 a 29 de agosto e terá diversas atividades descentralizadas em Escolas e Parques municipais.
domingo, 26 de julho de 2009
3º Encontro entre Grupos de Base da Área Niterói/Rio Branco

sexta-feira, 24 de julho de 2009
VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
EIXO 1: Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades
EIXO 2: Proteção e defesa no enfrenatamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes
EIXO 3: Fortalecimento do sistema de garantia de direitos
EIXO 4: Participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania
EIXO 5: Gestão da Política
A tarde, fora apresentada à plenária as conclusões que cada grupo teve durante os momentos de discussão na manhã, como diretrizes para serem apresentadas na VII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente a ser realizada em Porto Alegre. Logo após, foram eleitos os 18 delegados que representaram o município de Canoas na Conferência Estadual, tanto do poder público como da sociedade civil.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
quarta-feira, 1 de julho de 2009
J.R.C no Lar da Fraternidade
Ao final houve uma integração e agradecimentos entre os grupos, pela ajuda, participação, doação e solidariedade, onde concluiu-se que se todos nós fizéssemos um pouco, certamente a vida dessas pessoas seria melhor.
terça-feira, 30 de junho de 2009
JUVENTUDE EM MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA
E nós, população brasileira, o que achamos?
Há 4 anos militanto na Pastoral da Juventude aprendi que todo o ser humano tem direito a vida com dignidade e não é punindo ADOLESCENTES que vamos mudar a nossa realidade de exclusão social e criminalização dos/as moradores/as das regiões periféricas do NOSSO PAÍS não é enfiando CRIANÇAS a ADOLESCENTES em persídios superlotados que melhoraremos a sociedade. Se hoje, temos o senso comum que os presídios brasileiros são escolas do crime, será que colocando ADOLESCENTES nestas escolas estamos construindo um NOVO BRASIL??? Estamos lutando por justiça, ou estamos excluindo estes ADOLESCENTES? Por que é tão difícil colaborar com projetos como a CUFA, com o VIVA RIO, com a CAMPANHA NACIONLA CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DE JOVENS e a CAMPANHA A JUVENTUDE QUER VIVER... da Caju de Goiânia???? É melhor punir ou prevenir? Continuaremos excluindo e criminalizando a JUVENTUDE e os ADOLESCENTES ou iremos nos mobilizar? Quem tem o direito a vida e a liberdade, a população da classe alta ou todo NÓS BRASILEIROS/AS???
Pensem e refletam, pois no site do SENADO FEDERAL há uma pesquisa sobre a redução da maioridade penal, o que vocês acham?? Lutaremos por VINGAÇA, EXCLUSÃO SOCIAL, CRIMINALIZAÇÃO DA POPULAÇÃO PERIFÉRICA, MEGALOTAÇÃO DOS PRESÍDIOS NUMA ESCOLARIZAÇÃO DO CRIME E DA VIOLÊNCIA, ou por JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO SOCIAL, OPROTUNIDADES DE VIDA, ACOMPANHAMENTO SOCIAL e DIREITO A VIDA LIVRE????
Nós jovens, o que vamos escolher? Qual BRASIL estamos construindo???
Para quem se sentir motivado/a a lutar pela VIDA, estou repassando o endereço para que votem nesta pesquisa: http://www.senado.gov.br/agencia/default.aspx?mob=0, façam suas escolhas!!!! Hoje é uma pesquisa de internet, amanhã é uma proposta de lei!!!!
E você, já pensou em ser preso hoje???
Na luta esperançosa,
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Festa Junina na Paróquia Imaculada Conceição

quinta-feira, 25 de junho de 2009
9º NOITE DO ARREPIO

Jéferson (Jé-o gatinho da PJ - coordenador da PJ do Vicariato de Canoas)
terça-feira, 23 de junho de 2009
Reunião da Área Niterói/Rio Branco

NOTA DAS PASTORAIS DA JUVENTUDE DO BRASIL SOBRE ASSASSINATO DO PE. GISLEY
No último mês de maio, estivemos juntos no nosso Seminário Nacional na cidade de Guararema, SP, discutindo a Campanha contra a violência e o extermínio da juventude e celebrando o quarto ano de ordenação do querido Gisley, que nos falou da alegria de doar a própria vida na causa da juventude.
Nesse momento, quando comunicamos o seu assassinato, fazemos memória de todo o seu empenho na luta pela juventude, de suas palavras corajosas na defesa da vida e, sobretudo, do seu compromisso com a bandeira da justiça e da paz.
Junto com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil afirmamos que, lamentavelmente, Gisley foi vítima da violência que ansiava combater e gritamos com força e coragem que toda a vida tem o mesmo valor, que é urgente enfrentar os grandes debates de segurança pública e que a nossa marcha só se agiganta com a força do seu martírio.
No momento em que iniciamos uma Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens a notícia da morte de Pe. Gisley, um dos maiores entusiastas desse projeto, nos desafia a avançar para águas mais profundas, a reafirmar que as nossas lágrimas regarão com esperança o chão da dura realidade para sempre sonhar com a utopia de uma sociedade justa e igual, assim como afirmou conosco o Pe. Gisley na Carta das Pastorais da Juventude do Brasil.
A tragédia que se abateu entre nós, das Pastorais da Juventude do Brasil, nos desafia a denunciar a força com que a violência tem ceifado a vida de milhares de jovens em todo o país. No último email que nos enviou, um dia antes de ser assassinado, Pe. Gisley falou do seu entusiasmo com a luta contra o extermínio, e, como um mártir, profetizou: “Agradeço pelo empenho de tantas vozes dispersas até agora! Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de Jovens.” Que o seu grito ecoe e que a sua mensagem não seja esquecida.
Unimos-nos a dor de familiares e amigos de Pe. Gsley e rezamos para que o Deus Pai-Mãe da Vida os conforte nesse momento de sofrimento e mostre a paz verdadeira. Desejamos que a memória corajosa desse homem comprometido com a vida e com a juventude nos alimente e dê coragem para continuar a caminhar.
Na inspiração profética da luta em defesa da vida seguimos na luta por pão, poesia e liberdade, esperançosos/as na Ressurreição do Cristo e certos/as de que o novo dia virá.
Sob as bênçãos da Virgem de Guadalupe dos Santos Mártires da América Latina.
Senhor do Bonfim - BA, 16 de junho de 2009
Maria Aparecida Jesus Silva (Cidinha)
Equipe Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil
Felipe da Silva FreitasCampanha Nacional contra a violência e o extermínio da juventude
PAGOFUNK DOS NAMORADOS
.jpg)
.jpg)
Mais fotos em breve no perfil da PJ de Canos no ORKUT e no perfil do grupo UPJ no ORKUT
Corpus Cristi


