terça-feira, 18 de agosto de 2009

4º Manancial encerra as atividades

Neste final de semana, 14 a 16 de agosto, ocorreu na Casa Cardoner, em São Leopoldo, a última etapa da 4ª edição do cusro Manancial, promovido pelo IPJ do RS. Dando prosseguimento ao estudo da vida de Jesus Cristo a partir da vivência de algumas cidades bíblicas, o grupo viveu a mística das cidades de Jerusalém e de Emaús. O grupo deste ano conta com jovens da PJ da Diocese de Santo Ângelo e da Diocese de Uruguaina, jovens da PJ Calabriana, jovens do CLJ da Diocese de Montenegro, jovens da PJE do La Salle Pão dos Pobres, postulante Lasallista e uma jovem da ong e centro de juventude Trilha Cidadã.
Durante a tarde de sábado, eles puderam apresentar melhor seus grupos para todos, facilitando assim, a compreensão da missão e das atividades de cada pastoral e grupo. A noite, vivenciamos uma Celebração de Mártires, onde conhecemos as histórias de Frei Tito, Ir. Dorothy Stang, Rosalina Nunes, Édson Luis, Zumbi dos Palmares, Dom Oscar Romero, Pe. Gisley e outros. Tantas pessoas que deran suas vidas em busca da construção de uma sociedade mais justa e solidária e por isso são conseiderados mártires (aqueles que dão testemunho).
Domingo fomos até o Morro do Chapéu, na cidade vizinha Sapucaia do Sul, para assim como as mulheres que não encontraram Jesus no túmulo, irmos em busca d'Ele e iniciarmos a vivência da caminhada de Emaús. Em cima do morro, celebramos nossas vidas e sonhos numa linda celebração eucarística presidida pelo Pe. Paulo, membro da Equipe de Coordenação do projeto.
Logo após o almoço, os cursistas surpreenderam a Equipe ao fazerem uma crônica retratando-os.
Após a avalição a Equipe entregou os certificados aos jovens e a camiseta do curso, num ritual de formatura.
Junto a toda emoção que envolveu os jovens, ficou o compromisso de participarem do Retiro de Projeto de Vida do curso, que será dos dias 13 a 15 de novembro, também na Casa Cardoner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário