segunda-feira, 27 de dezembro de 2010
REUNIÃO AMPLIADA DA PJ DO VICARIATO DE CANOAS
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
REUNIÃO SETOR JUVENTUDE
Abraços e rezar para que este serviço não seja mais um abafador da juventude em nossa realiade, mas sim um serviço que venha nos servir como apoio pastoral.
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Juventude celebra DNJ em Canoas
Foram 25 anos de muita reza, muita luta e muita festa. Em todo o Brasil, as Pastorais da Juventude celebram uma bonita história de encontro e mobilização por uma causa durante o Dia Nacional da Juventude.
Na cidade de Canoas/RS, cerca de 400 jovens estiveram reunidos no Parque Eduardo Gomes neste domingo, 24 de outubro. As bandeiras dos grupos de jovens dos vicariatos de Porto Alegre, Gravataí e Canoas coloriram o local, resplandecendo vida para todos. O grito contra a violência o extermínio de jovens foi marcado pela realidade de morte que insiste em existir em nosso país.
Uma grande celebração deu início ao dia, envolvendo a juventude com a marca do protagonismo para a construção de um mundo novo. No período da tarde, os jovens participaram de oficinas e apresentações artísticas e culturais da região.

De acordo com Diego Farias, coordenador da PJ do Vicariato de Gravataí e da Coordenação Geral do Evento:
“A grande festa da juventude, o DNJ 2010, foi um grande marco na vida e na história da PJ dos Vicariatos de Canoas, Gravataí e Porto Alegre. Muito mais que festejar a juventude foi celebrar, dar vida, dar cor e, com muito amor deixou o dia mais bonito e com a cara da PJ. Eu, que acompanhei o processo de construção desse DNJ, com muita alegria digo que foi muito gratificante ver cada olhar, cada sorriso, cada verso cantado.....historias de vidas que acreditam num mundo novo, num novo céu e nova terra, concretizados na vida dos nossos grupos. Agradeço a todos/as que passaram pelo parque e contribuíram para que o DNJ fosse mágico. A banda do dia, que animou e empolgou a gurizada, está de parabéns. A coordenação do evento também está de parabéns pela garra, esforço e paixão pela PJ. Acredito que esse DNJ nos motivou e deu ânimo para continuarmos embalados pela fé do Cristo que liberta a juventude, pelo Deus da vida que acredita ma força do povo. Valeu galera! Viva o DNJ, Viva a Pastoral da Juventude!”
Como compromisso e comemoração dos 25 anos de DNJ's, foi escrita a "Carta Aberta dos 25 anos" que pode ser baixada e socializada pelo link:
http://www.4shared.com/document/YV2qbByQ/CARTA_ABERTA_DOS_25_ANOS_DO_DN.html
Ou clicando na imagem abaixo:
Abaixo, confira mais algumas fotos do DNJ!





segunda-feira, 18 de outubro de 2010
DNJ TÁ CHEGANDO!
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
ENCONTRO NA COMUNIDADE SÃO JOSÉ
Bjs e abraços e que Deus abençoe a todos e todas que nos acompanham através deste blog.
Pastoral da Juventude do Vicariato Episcopal de Canoas.
TARDE CULTURAL VOCACIONAL
Bjs e abraços e que Deus abençoe a todos e todas que nos acompanham através deste blog.
Pastoral da Juventude do Vicariato Episcopal de Canoas...
Reunião DNJ...
Bjs e abraços e que Deus abençoe a todos e todas que nos visitam através deste blog.
Pastoral da Juventude do Vicariato Episcopal de Canoas...
sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Sábado de muita agitação...
Bjs e abraços a todos e todas que nos acompanham através deste blog...
Pastoral da Juventude do Vicariato Episcopal de Canoas...
Romaria das Comunidades
A todos que participaram um enorme abraço e aos que não participaram aguardamos vocês na próxima no ano que vem.
Pastoral da Juventude do Vicariato Episcopal de Canoas.
quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Está chegando mais uma Romaria das Comunidades
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Canoas foi presença na CRPJ
Além dos jovens estiveram presentes na reunião Padre Tarcísio (CNBB), Ir. Zendilde (Setor Juventude Regional), Leonardo Dorneles (ex – secretário liberado da PJ do RS) e Padre Luiz Zanette (Coordenador Pastoral da diocese de Pelotas).
“Sejamos jovens comprometidos com o reino, ousamos sonhar mais 30 anos!”
Equipe Executiva da PJ do RS
sábado, 26 de junho de 2010
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Nova Comunidade no Orkut
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Para refletir nossa missão!

Pensar uma Campanha que tem como eixo a defesa da vida da juventude, contra o extermínio organizado pelo Estado e pela Sociedade, que infelizmente olham para a juventude e a elegem como inimigo público, nos desafia a dar respostas inspiradas no mesmo caminho do Bom Pastor. O bom pastor é aquele que garante a vida, por isto, cuida.
Entre as diversas memórias de Jesus na terra está registrado o encontro Dele com uma viúva. As mulheres, na cultura do Seu tempo, não eram consideradas. Elas somente tinham o reconhecimento social se estivessem ao lado de um homem. Esta conduta era natural e respeitada por todos/as daquela sociedade que tomavam isso como normal, porém, Jesus tem outra postura.
O Evangelista Lucas narra este encontro de Jesus com o jovem morto. A viúva tinha um único filho. Portanto, essa mulher, sem o filho, não mais tomaria parte da sociedade e não teria direito de participar de mais nada desta sociedade. Estava condenada à exclusão, era a morte.
A narrativa fala de dois cortejos: sendo o primeiro, o de Jesus, com os apóstolos e uma grande multidão; o segundo cortejo é formado pelo jovem morto, a mãe viúva e uma grande multidão. O cortejo de Jesus está fora da cidade, portanto, no lugar da exclusão; e o cortejo do jovem morto está saindo da cidade, ou seja, entrando para o mundo da exclusão naquela cultura. E o encontro se dá na porta da cidade.
No sistema neoliberal capitalista, hoje, muitas pessoas não são necessárias para manter um grupo de privilegiados com o seu lucro extremado, o prazer imediato, tudo centrado no individualismo egoísta. A concentração do lucro fica com aqueles/as que são proprietários e estão no topo. Há uma parcela grande da humanidade condenada à morte, à exclusão.
Hoje deparamos com este cortejo a todo o momento em nossa realidade. O jovem morto, famílias, de modo especial, mães chorando seus filhos/as e o Estado e a sociedade indiferente a esta realidade. E em alguns lugares, a Igreja – comunidade dos seguidores/as de Jesus está presente na defesa da vida, em outras, há muitas infidelidades ao Projeto de Vida.
Sabemos que há uma parte desta humanidade que não é necessária para que o sistema funcione para gerar os bens para este pequeno grupo que vive no luxo. Entre os condenados e excluídos, estão milhares de jovens. Uma parte deste grupo de jovens não tem acesso à moradia, lazer, escola, saúde, transporte, alimentação. E para eles/elas é oferecida, com muita facilidade, a droga, na maioria dos casos, a mais barata e mais potente na destruição da pessoa - o Crack. Ou, ainda, a rua, o abandono de toda e qualquer política pública. A droga de fácil acesso justifica quase todas as ações de violência contra este público jovem.
Jesus, diante do caixão do jovem, filho único da viúva de Naim, teve vários gestos. O primeiro foi de se aproximar da mãe: “Não chores!” O outro foi tocar no caixão. Gestos que sua religião condenava severamente porque o tornava impuro. Jesus escolhe a vida, não as regras ou mesmo a naturalização destes costumes que rompem com a condição humana. Ele, com sua ação, interfere no sistema nas suas estruturas, muda a situação da mulher da morte para a vida naquela sociedade. Fala com o jovem: Levanta! Reconhece a sua dignidade porque o coloca de pé frente a sua comunidade.
O movimento que estamos querendo provocar com a Campanha contra o extermínio dos/as jovens, convocando a comunidade a reconhecer que a Juventude quer viver com dignidade, com seus direitos respeitados, tendo oportunidades diferentes e equitativas frente as suas necessidades, nos coloca neste mesmo movimento de Jesus, como seus seguidores/as. A Campanha provoca a pensar-nos a sociedade queremos. O que queremos oferecer aos jovens para que tenham vida e possam ficar de pé, na comunidade da qual ele/ela participa, que palavra ele/ela tem a dizer, que espaços e que oportunidades estamos criando para que esta voz seja ouvida?
A Campanha não tem somente a finalidade de organizar os dados ou os números de estatística. A Campanha é um compromisso com a vida: fortalecer os agrupamentos juvenis, redes de proteção, onde os vínculos sejam fortalecidos, a experiência de grupos afetivos como a família, a Igreja sejam cuidados. A defesa dos direitos para uma vida segura.
A Campanha é um chamado de uma Pastoral, portando de Pastores/as que, na trilha de Jesus, quer repetir os caminhos do Peregrino. Por isto, gestos que denunciam a morte, que quebram as estruturas deste sistema neoliberal capitalista que prevê no seu interior a morte de muitas pessoas. A Campanha precisa romper com o que a sociedade está assumindo como natural. Por exemplo, o serviço de segurança pública é para oferecer segurança a toda a população, não é só para defender a propriedade privada, amontoar em cadeias a maioria da população empobrecida, atualizando os campos de concentração que já conhecemos em nossa história, não é para eleger quem ficará vivo e quem morrerá, não é para selecionar a classe de pessoas que está condenada pelo sistema e eliminar em recriados formos de gás, lugar de eliminação dos indesejados do sistema nazista.
A juventude quer viver! Eis o grito que precisa ecoar no coração do/a Pastor/a da juventude que nós, como comunidade dos que crêem no ressuscitado, anunciamos. Fortalecer os grupos de jovens para que eles/elas vivam a experiência eclesial, e todos possam reconhecer, como viveram os primeiros cristão/ãs: Vede como eles se amam!
quarta-feira, 16 de junho de 2010
CARTA À PASTORAL DA JUVENTUDE DO VICARIATO DE CANOAS

Tanto falamos em nossos grupos de jovens de consciência crítica e a construção de uma Civilização do Amor e de defender nossos espaços na sociedade que agora chegou a hora da ação concreta da nossa juventude pjoteira. Estamos batalhando junto as Pastorais da Juventude do Brasil com a Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, então devemos protestar todos os tipos de violências contra a nossa juventude e lutar pacificamente junto com nossos governantes, que são pessoas que escolhemos para nos representar no Poder Público.
Nos dias 18 e 19 de junho, respectivamente das 13:00 hs às 22:00 hs no auditório do Unilasalle e das 08:30 hs às 11:30 hs na Câmara Municipal dos Vereadores de Canoas, estará ocorrendo a “II” Conferência Municipal da Juventude de Canoas para a escolha da nova composição do Conselho Municipal da Juventude (CONJUV), na qual a Pastoral da Juventude de Canoas faz parte e é presidente, tendo o jovem Giuliano Amaro da Silva como presidente do Conselho, e eu, Jéferson Cristian Guterres de Carvalho, como suplente. Terão voto e voz somente os jovens que residam e tenham titulo de eleitor na cidade de Canoas, mas se os demais jovens do nosso Vicariato de Canoas quiserem estar presentes nesta conferência para agregar a experiência e levar para as suas cidades, sintam-se convidados.
Vamos juntos caminhar rumo a uma nova jornada de escolha e decisão junto com as demais realidades juvenis que existem em nosso município, para que assim o nosso trabalho evangelizador não seja apenas uma oração sem ação, mas sim que seja uma oração de revolução e transformação conforme as propostas do nosso irmão Jesus Cristo.
Jéferson Cristian Guterres de Carvalho – coordenador da PJ do Vicariato Episcopal de Canoas
Jé-o gatinho da PJ
Juventude da Comunidade São José
100 Anos da Arquidiocese de Porto Alegre
quarta-feira, 9 de junho de 2010
Oásis
quarta-feira, 19 de maio de 2010
Curso Bíblia e Juventude

quarta-feira, 12 de maio de 2010
Novo jeito de fazer nossas reuniões do vicariato

Esta proposta surgiu quando sentimos que este espaço deveria ser melhor aproveitado, não sendo apenas para divulgação de agenda. Como sempre temos jovens de diversos grupos, este é um momento para trocarmos ideias, para discutirmos a juventude como um todo e somarmos forças para a caminhada.
Esta 1ª foi sobre a CAMPANHA NACIONAL CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DE JOVENS, para refletirmos sobre a relação de juventude e violência e nos darmos conta de que como jovens cristãos não podemos ficar calados diante disto.
As reuniões continuarão acontecendo deste novo jeito, cada mês com um assunto diferente. E também queremos as sugestões de vocês sobre o que seria interessante trabalharmos - é só mandar para o nosso email: pjcanoas@gmail.com.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
"O meu desejo é a vida da juventude!"
A assessoria esteve a cargo da Ir Giselda, do IPJ, que centrou o dia no estudo do precesso global de formação da pessoa humana, a partir do texto publicado do Pe. Florisvaldo Fernandes no livro "Processos de Educação na Fé" publicado pela CAJU.
Como o objetivo deste curso não é ser um projeto isolado e fechado, mas ter um caráter sequencial de amadurecimento foi optado em anteceder a segunda etapa para o mês de junho e abrir vaga para os assessores que não puderam ir poderem estar participando também.
Ao decorrer da semana estaremos divulgando a data da segunda etapa enquanto isso, vão motivando os tios dos grupos, catequistas de crismas, todos os adultos que acompanham trabalhos com juventude em suas comunidades para estarem junto conosco na próxima etapa!
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Chega de Violência e Extermínio de Jovens
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Lançamento da Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens no RS
Nesta última quarta-feira, 14 de abril, cerca de 300 pessoas estiveram presentes no plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul a fim de participar do lançamento oficial da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens no Estado. A cerimônia iniciou-se às 17h30min com uma banda das PJ’s animando os e as presentes. Em seguida, uma mística inicial contando a história de vida de três jovens assassinados abriu as atividades.
Como o intuito de apresentar a Campanha e suas ações, foi montada uma mesa com seguintes membros: Paula Grassi (PJ), Leandro (PJR), Luccas Bell (PJE), Marcon (Deputado Estadual do RS), Daiane Bristot (CNBB Sul 3) e Tábata Silveira (coordenação nacional da Campanha). Suas falas retrataram a urgência e a emergência da campanha num cenário de sociedade que oprime e escraviza os e as jovens por meio da coerção do mercado de trabalho. A partir desta constatação é que se optou, no RS, em trabalhar a Campanha a partir do eixo das relações de trabalho.
Após a apresentação da mesa, foram abertas falas para instituições e movimentos parceiros da Campanha no Estado: Fabiane Asquidamini (Trilha Cidadã), Ir. Giselda (IPJ), Pe. Hilário Dick (Observatório Juvenil do Vale), Mateus (Pastoral Operária do RS), Frans van Kramen (Campanha para ler, ver, ouvir e agir - ANCED), Marcha Mundial das Mulheres, Comissão de Direitos Humano do RS, Instituto de Acesso à Justiça, União Estadual dos Estudantes Livre (UEE – Livre). Também estiveram presentes jovens das dioceses de Caxias do Sul e Novo Hamburgo e dos Vicariatos de Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Guaíba, jovens do UNIAXÉS, entre outros.
Um anseio proposto foi o de que cada diocese de vicariato possa estar pensando e criando Comitês Locais da Campanha, para que ela possa chegar a todos os cantos do Estado!
A cerimônia foi encerrada com a pintura de um painel com as mãos de cada um e cada uma presente, de cor vermelha representando tantas vidas jovens que já foram exterminadas.
De tudo o que foi falado e de diante de tanta sede de vida, mas vida digna, que foi vista certamente uma frase se fez ecoar nos corações e nas mentes dos e das presentes:
“Vamos juntos e juntas gritar, girar o mundo! Chega de violência e extermínio de jovens!” Pe. Gisley Gomes de Azevedo
segunda-feira, 12 de abril de 2010
A juventude quer viver...
CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JUVENTUDE

sexta-feira, 9 de abril de 2010
CURSO DE ASSESSORES DE GRUPOS


1a REUNIÃO SOBRE O DNJ GRAVATAÍ-CANOAS-POA
Estiveram presentes neste encontro os jovens Jéferson, Gisele, Fábio, Júnior e Augusto (PJ do Vicariato de Canoas), Vencato (PJ do Vicariato de Porto Alegre) e Juliano (PJ Vicariato de Gravataí).