quinta-feira, 15 de abril de 2010

Lançamento da Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens no RS

Nesta última quarta-feira, 14 de abril, cerca de 300 pessoas estiveram presentes no plenarinho da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul a fim de participar do lançamento oficial da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens no Estado. A cerimônia iniciou-se às 17h30min com uma banda das PJ’s animando os e as presentes. Em seguida, uma mística inicial contando a história de vida de três jovens assassinados abriu as atividades.

Como o intuito de apresentar a Campanha e suas ações, foi montada uma mesa com seguintes membros: Paula Grassi (PJ), Leandro (PJR), Luccas Bell (PJE), Marcon (Deputado Estadual do RS), Daiane Bristot (CNBB Sul 3) e Tábata Silveira (coordenação nacional da Campanha). Suas falas retrataram a urgência e a emergência da campanha num cenário de sociedade que oprime e escraviza os e as jovens por meio da coerção do mercado de trabalho. A partir desta constatação é que se optou, no RS, em trabalhar a Campanha a partir do eixo das relações de trabalho.

Após a apresentação da mesa, foram abertas falas para instituições e movimentos parceiros da Campanha no Estado: Fabiane Asquidamini (Trilha Cidadã), Ir. Giselda (IPJ), Pe. Hilário Dick (Observatório Juvenil do Vale), Mateus (Pastoral Operária do RS), Frans van Kramen (Campanha para ler, ver, ouvir e agir - ANCED), Marcha Mundial das Mulheres, Comissão de Direitos Humano do RS, Instituto de Acesso à Justiça, União Estadual dos Estudantes Livre (UEE – Livre). Também estiveram presentes jovens das dioceses de Caxias do Sul e Novo Hamburgo e dos Vicariatos de Porto Alegre, Canoas, Gravataí e Guaíba, jovens do UNIAXÉS, entre outros.

Um anseio proposto foi o de que cada diocese de vicariato possa estar pensando e criando Comitês Locais da Campanha, para que ela possa chegar a todos os cantos do Estado!

A cerimônia foi encerrada com a pintura de um painel com as mãos de cada um e cada uma presente, de cor vermelha representando tantas vidas jovens que já foram exterminadas.

De tudo o que foi falado e de diante de tanta sede de vida, mas vida digna, que foi vista certamente uma frase se fez ecoar nos corações e nas mentes dos e das presentes:

“Vamos juntos e juntas gritar, girar o mundo! Chega de violência e extermínio de jovens!” Pe. Gisley Gomes de Azevedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário