segunda-feira, 19 de abril de 2010

Chega de Violência e Extermínio de Jovens

Neste sábado, 17 de abril, ocorreu o 4º Encontro dos Grupos de Base da Área Niterói/Rio Branco, com a presença do grupo JRC, da Comunidade Nossa Senhora do Trabalho, PJE e IPJ, no Centro de Assistência Social do La Salle Niterói. Com o tema “A juventude quer viver…”, a assessoria feita pelo padre Edson Thomassim, da Trilha Cidadã, trouxe reflexões acerca da necessidade e urgência para que cada grupo assuma a Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens em suas comunidades e paróquias da forma que melhor se encaixar a partir das ações mais simples e possíveis. Foi possível, também, vislumbrar as realidades de violência que a juventude canoense vive, tanto como vítima quanto como vitimizadora. A necessidade pela opção evangélica em assumir a defesa da vida da juventude em todos os níveis pastorais foi um apelo e uma vontade surgida no meio dos debates e dinâmicas.
Seguindo a lógica das ações da Campanha, o Encontro seguiu com o estudo do subsídio da Semana da Cidadania deste ano, que traz como tema a relação da juventude com o mundo do trabalho, relação esta que é assumida estadualmente como eixo central da Campanha. Para este estudo, a assessoria ficou a cargo do articulador da área, Rafael Barros. A partir da leitura e debate do livro em quatro pequenos grupos, foi possível debater as formas pelas quais a juventude entende a lógica do trabalho e sente a sua necessidade.
O encerramento do Encontro foi dado com a construção do painel “A juventude quer viver…”, pintando as mãos no tecido, para que fique marcada a opção pela defesa da vida juvenil!




Um comentário:

  1. oi meu nome é lucas sou da pastoral da juventude de parauapebas da diocese de marabá no pará,gostei mundo do blog,nos de parauapebas iremos realizar neste dia 15/11 uma macha contra a violência e o exterminio e jovens.
    dê uma passada no nosso site é WWW.PJDOPEBAS.COM.BR
    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir