segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PJ do Sul 3 presente na caminhada!


por Vinicius Puccineli
Diocese de Rio Grande

No início deste ano de 2012, em Maringá, ocorria o 10º ENPJ (Encontro Nacional da Pastoral da Juventude) e uma frase fazia menção aos nossos mártires, que assim como o Cristo Jovem doaram a vida para a construção do reino, marcou o encontro. “PRESENTE NA CAMINHADA”, esta foi uma das frases que ficou marcada na PJ que traz em sua história a firmeza do caminhar.

É com esse espírito de estar presente, ou melhor, se fazer presente na caminhada que sexta-feira, não por acaso 7 de setembro, a Pastoral da Juventude; juntamente com  outras Pastorais Sociais da Igreja Católica, Cáritas, Levante Popular da Juventude, Central Única dos Trabalhos (CUT), Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) entre outros organismos;  se fez presente no 18º Grito dos Excluídos em Porto Alegre - RS.

A edição desse ano contou com o tema "Vida em Primeiro Lugar" e  o lema  "Queremos um Estado a serviço da Nação que garanta direitos a toda a População". Munidos de bandeiras, adesivos, camisetas, muita criatividade e embalada pelo bloco do Levante Popular da Juventude o povo saiu pelas ruas da capital riograndense, “gritando” com muita alegria mesmo quando os clamores eram de dor. Durante a caminhada, questionamos a tal independência, que é tão celebrada em nossas ruas muitas vezes mascarando as tais dependências opressoras e desiguais que tod@s estamos sujeit@s diariamente.

A caminhada terminou na Redenção com uma reflexão. Um ato simbólico de deixar flores no monumento, que no momento estava sendo guardado por militares, e por fim algumas canções em roda, para como sempre, celebrar a vida esbanjando a felicidade que trazemos no peito pelo simples fato de sermos jovens.


É sempre muito bom esse momento de encontros e reencontros de companheir@s de luta. Vivenciar esses momentos é ver com os próprios olhos que o reino de Deus, a civilização do amor, não está tão longe como muitas vezes somos forçados a pensar. E agora com energias renovadas, depois desse grande momento em significância para nós, voltamos para as nossas lutas diárias para a construção processual deste grande reino fundamentado na ética do cuidado e no amor ao próximo.

Fonte: Blog da PJ Sul 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário