sexta-feira, 28 de agosto de 2009
MISSÃO JOVEM 2009 - Área Niterói/Rio Branco
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
3º Retiro da Juventude
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES
Jéferson Cristian-cordenador da PJ do Vicariato de Canoas
Jé-o gatinho da PJ...
terça-feira, 18 de agosto de 2009
4º Manancial encerra as atividades

sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Carta aberta dos jovens e das jovens das Pastorais das Juventudes do Brasil presentes no 12º Intereclesial das CEBs.

É com muita luta, disposição e esperança por um Brasil e um mundo mais humano e ecológico que as Juventudes vêm expressar-se nesse grande encontro.
As vozes jovens da PJB expressam e levantam a marcha contra a violência e extermínio de jovens. As experiências missionárias que tivemos aqui no 12º nos mostrou que o quadro penal de Rondônia hoje é composto por uma grande massa de jovens. Ressalta-se, contudo, que esta é uma realidade de todo Brasil.
Por que nossos jovens estão lá? Qual o contexto social que os leva a isso? O governo vem fazendo algo para resolver essa situação? Qual o nosso papel diante dessa triste realidade? Reduzir a maioridade penal solucionaria o problema? Afirmamos que não!
Diante do assassinato do Pe. Gisley Azevedo, assessor, amigo, companheiro e defensor da vida, em especial, da juventude, reafirmamos nossa bandeira de luta assumida na 15ª Assembléia Nacional das Pastorais das Juventudes do Brasil contra a violência e o extermínio dos jovens, pois acreditamos que a paz é fruto da justiça, como assumidos na CF 2009.
O grito que vem da Amazônia ecoa na mente e no coração da juventude, pois esta entende que a degradação do meio-ambiente reflete diretamente na vida dos povos. A manutenção do modelo econômico vigente não leva em conta a coletividade, a solidariedade e a paz e sim o individualismo, o consumismo exacerbado. Por isso deve ser fortemente combatido, uma vez que este modelo gera a devastação, o desmatamento, as monoculturas, o agronegócio, as grandes mineradoras, as barragens e o desequilíbrio do ecossistema, acelerando o aquecimento global.
A partir dessas reflexões, as Pastorais Juvenis seguindo a Palavra de Deus nos trilhos da Igreja Latino-americana desejam mais uma vez estar em comunhão com as Juventudes quilombolas, ribeirinhas, ameríndias como também com todas as CEBs da America Latina e do Caribe. Neste sentido, propomos que, no próximo encontro Intereclesial, reflitamos os clamores das juventudes com o tema “CEBs em defesa da vida da Juventude”!
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
terça-feira, 4 de agosto de 2009
3ª Romaria das Comunidades

A grande presença de jovens era inegável, sendo até mencionada pelo Pe. Bonifácio, Vigárioa Episcopal, na sua homilia já dentro da Paróquia Imaculado Coração de Maria. Sempre desafiador e com muito carinho para com os e as jovens, ele permitiu que tivéssemos uma fala, que foi feita pelo jovem Rafael Barros, pertencente à Equipe de Coordenação da PJ no Vicariato:
"Como costumamos falar, não somos jovens de Igreja, mas somos a Igreja Jovem e para tal, devemos nos mostrar, colar a cara a tapa. Se não esrtivermos nas Comunidades, não seremos uma Igreja Jovem e se não estivessemos aqui na Romaria, ela não seria uma Romaria Jovem (...) Mesmo em tempos que a juventude é alienada e descomprometida, nós estamos aqui mostrando que ainda há jovens que lutam por uma causa, que ainda acreditam e tentam viver o projeto de vida de Jesus Cristo."
Durante a caminhada fizemos paradas para refletir e até rezar por nossas Comunidades. O término da Romaria foi uma grande celebração que lotou a Comunidade e evidenciou tantas pastorais, serviços e movimentos que existem em nosso Vicariato.
Como agradecimento, a PJ da Área Pastoral Esteio entregou uma lembrança para cada romeiro e romeira alusiva ao trecho bíblico "Ser sal e luz".
Abaixo está a carta da Romaria:
Mais fotos, você pode conferir no Orkut da PJ do Vicariato de Canoas: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=13120219603167555294&mt=7
Coordenadoria Municipal de Juventude
As atividades de promoção da dignidade humana e justiça social são o destaque das ações da Cooredandoria.
Também foi ressaltada a importância da PJ e do IPJ na participação da 3ª Semana Municipal da Juventude de Canoas, com uma MISSÃO JOVEM na Escola Álvaro Moreyra e um JUVENTUDE DEBATE no IPJ. Devido ao adiantamento das férias escolares em decorrência da gripe A, a Semana da Juventude será adiada para 22 a 29 de agosto e terá diversas atividades descentralizadas em Escolas e Parques municipais.