domingo, 1 de novembro de 2015

PJ CANOAS NA 3a CONFERÊNCIA ESTADUAL DA JUVENTUDE DO RS



     Nos dias 31 de outubro e 01 de novembro ocorreu na Câmara Municipal de Porto Alegre a terceira edição da Conferência Estadual da Juventude do Rio Grande do Sul que teve como tema "As várias formas de mudar o rio Grande do Sul e o Brasil: protagonismo e garantia de direitos" e contou com a presença das juventudes de boa parte dos municípios, segmentos e territórios do nosso estado.

   No sábado, dia 31 de outubro, pela manhã a abertura do evento contou com representantes do movimento hip hop que através das letras de suas canções denunciam a violência sofrida pelas juventudes da periferia, após teve a formação da mesa que contou com a composição dos membros da equipe executiva do Conselho Estadual da Juventude do RS e também por representantes de entidades que defendem a vida das juventudes. Na parte da tarde o evento teve a formação de grupos por eixos temáticos que levantaram questionamentos e tiraram propostas para serem votadas pra irem pra nacional. Já à noite foi o encerramento das atividades com apresentações culturais e com os (as) jovens indo acampar nas dependências da Escola Técnica Parobé, próxima ao local das atividades.

    O domingo, dia 01 de novembro, foi de decisão com a votação das propostas que saíram dos grupos de trabalhos do dia anterior e também da votação dos delegados e das delegadas que irão representar as juventudes gaúcha na Conferência Nacional da Juventude, do dia 16 à 19 de dezembro em Brasília. Mas o ponto alto da atividade de domingo provavelmente foi a gravação do vídeo onde todas as juventudes presentes enviaram uma mensagem à Presidência da República solicitando que a Secretaria Nacional da Juventude não seja extinta do executivo federal por ser uma importante ferramenta de atuação para as políticas públicas de juventudes do Brasil.

    Queremos agradecer à pjoteira Gisele e aos pjoteiros Alan e Jéferson (delegados da Conferência Municipal da Juventude de Canoas) e dos também pjoteiros Nelson e Fábio (observadores pela PJ Canoas) que representaram as juventudes canoense nesse importante e histórico processo das nossas juventudes do Rio Grande do Sul.




Equipe de comunicação
Pastoral da Juventude do Vicariato Episcopal de Canoas
pjcanoas@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário