quarta-feira, 21 de novembro de 2012

EU BOTO FÉ NA JUVENTUDE!

Relatos do caminho
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude estão dinamizando em vários estados o Projeto “Bote Fé”.  O grande objetivo de toda essa jornada, que é acompanhada sempre com a passagem da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, entregues à juventude pelo beato João Paulo II, idealizador da JMJ, é para celebrar e ajudar na formação dos jovens para uma consciência cristã mais madura e participativa. A cruz e o ícone vieram para nós, que estávamos reunidos em Santa Maria, de Rosário do Sul. Não podemos esquecer que esse evento é também em preparação a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho de 2013.

Para nós, gaúchos e gaúchas quem movimenta esse projeto é o Serviço de Evangelização da Juventude da CNBB Regional Sul 3 - Eaí? Tchê. Por isso, com alegria, participamos no dia 10/11, em Santa Maria, do show Bote Fé que reuniu aproximadamente 40 mil pessoas, de acordo com a divulgação da imprensa. 


O que pudemos ver nesse encontro? 
Muitos jovens que se fizeram presente de várias partes do Estado do Rio Grande do Sul e que, com alegria, entusiasmo e seriedade demonstraram a fé em Jesus Cristo e na Igreja Católica com muito fervor. Houve, também, a Celebração Eucarística e muitos shows de bandas provindas de vários lugares (Paz e Mel, Pagode dos Anjos, Grecco, Quaerite, Dominus e Rosa de Saron). Quem participou pode sentir a vibração de quem se fez presente. 

Nós também fomos! 
As Redes de Comunidades Pio X e Sagrado Coração de Jesus, de Canoas-RS, se fizeram presentes com 28 participantes. De acordo com alguns comentários da gurizada que participou, o encontro foi emocionante e puderam ver que a Igreja Católica está presente no meio da juventude, mesmo que seja em uma pequena parcela da nossa sociedade. Percebemos que reavivar a fé, a partir desses encontros, é muito bom mas, não podemos esquecer, que também se faz presente em nossa vida, é o compromisso com as causas sociais. Unir fé e vida faz parte de todo cristão. Sendo assim, nossa parcela de contribuição possa ser de multiplicador dessa causa. 


Qual causa? De ajudar na formação da juventude a ter uma consciência cristã e participativa em nossa Igreja Católica Apostólica Romana com compromisso social. 

Talvez tenhamos aqui a grande motivação de ficarmos firmes e presentes em nossas comunidades. Somente com a práxis podemos demonstrar no que acreditamos. Parabéns a toda juventude que abraça o Projeto de Jesus Cristo e permanece com fé e confiança nessa causa.




Ir. Carla Maria Tonial
PJ Vicariato de Canoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário